Alexandre Joaquim, de 18 anos, aluno do Centro Internacional de Dança Rosella Hightower, em Marselha, foi um dos vencedores do Prix de Lausanne 2019.

© Gregory Batardon, PDL, 2019 via Facebook @PrixdeLausanne
As finais da competição internacional de bailado tiveram lugar Sábado, dia 9 de Fevereiro, e os oito premiados receberam bolsas de estudos para várias escolas de dança espalhadas pelo mundo. Alexandre Joaquim irá começar a estudar na Foundation Coromandel, na Suíça.

© Rodrigo Buas, PDL, 2019 via Facebook @PrixdeLausanne
Além do vencedor, os bailarinos portugueses Joana Senra e António Ferreira, ambos alunos da Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), em Lisboa, participaram também durante a última semana na 47.ª edição do Prix de Lausanne, na Suíça, que terminou hoje, dia 10 de Fevereiro. De acordo com o site online do prémio, o júri seleccionou um total de 80 bailarinos — 44 raparigas e 36 rapazes — entre 363 candidatos de 40 países, para participar nesta edição de 2019.
Joana Senras © Rodrigo Buas, PDL, 2019 via Facebook @PrixdeLausanne António Ferreira
© Rodrigo Buas, PDL, 2019 via Facebook @PrixdeLausanne
O Prix de Lausanne é uma das competições mais prestigiadas de dança a nível internacional, criada em 1973 e gerida Fondation en Faveur de l’Art Chorégraphique.
O júri da edição deste ano, que teve início a dia 3 de Fevereiro, foi composto pelo Presidente da Carlos Acosta International Dance Foundation, Carlos Acosta, pelo Vice-presidente da organização, Iván Gil-Ortega, por Julio Bocca, ex-Bailarino Principal do American Ballet Theatre, e também Professor, Gillian Murphy, Bailarino Principal do American Ballet Theatre, Madeleine Onne, Directora Artística do Finnish National Ballet, Garry Trinder, Director da New Zealand School of Dance, Éric Vu-An, Diretor Artístico do Ballet Nice Méditerranée, Samuel Wuersten, Diretor do Holland Dance Festival, e Miyako Yoshida, Consultora Artística da Companhia Nacional de Bailado do Japão.
Os candidatos tiveram de praticar repertório clássico bem como criações de Mauro Bigonzetti, Jean-Christophe Maillot, Wayne McGregor, Heinz Spoerli ou Richard Wherlock.
Reveja aqui os oito vencedores do Prix de Lausanne 2019:
FONDATION CARIS – JEUNE ESPOIR
126 – BROWN Mackenzie – Estados Unidos
OAK FOUNDATION
416 – FIGUEREDO Gabriel – Brasil
EMILE CHOURIET
313 – SASAKI Sumina – Japão
BEAU-RIVAGE PALACE
408 – WAKIZUKA Yu – Japão
FONDATION ALBERT AMON
412 – WU Shuailun – China
BOURSE JEUNE ESPOIR
203 – DA SILVA João Vitor – Brasil
FONDATION COROMANDEL
418 – JOAQUIM Alexandre – Portugal
HARLEQUIN FLOORS
316 – SUMIYAMA Mio – Japão
Outros Prémios:
MINERVA KUNSTSTIFTUNG
Contemporary Dance Prize: 126 – BROWN Mackenzie – Estados Unidos
NUREYEV FOUNDATION
Best Young Talent Prize: 117 – SHUGART Julia – Estados Unidos
ANONYMOUS DONOR
Best Swiss Candidate Prize: 313 – SASAKI Sumina – Japão
Audience Favourite Prize: 126 – BROWN Mackenzie – Estados Unidos
Web Audience Favourite Prize: 125 – CHOI Jihyun – Coreia do Sul
Fotografia em destaque: © Gregory Batardon, PDL, 2019 via Facebook @PrixdeLausanne