Até 22 de Dezembro são várias as iniciativas que o InShadow preparou para a sua 9ª edição. Este festival divulga e debate o panorama da criação artística de forma transdisciplinar, através do vídeo, da performance, de instalações e de exposições.
Esta edição decorre na Cinemateca Portuguesa, Museu da Marioneta, Fundação Portuguesa das Comunicações, Teatro do Bairro, Espaço Santa Catarina, Espaço Cultural das Mercês, Fnac do Chiado, O’culto da Ajuda e nas Escolas parceiras – FMH, ETIC e ESE.
O InShadow arranca com a Competição Internacional de Documentário na Cinemateca Portuguesade 16 a 18 de Novembro com a exibição de 15 filmes centrados nos processos de criação artística na área da performance e dança.
O Melhor Documentário será distinguido com o prémio Luna Andermatt, patrocinado pela Conserveira de Lisboa.
InShadow volta à Cinemateca a 15 de Dezembro, às 21h30, com o documentário sobre João Fiadeiro “O que fazer daqui para trás”, em estreia absoluta.
De 20 a 24 Novembro, LittleShadow desafia o sentido criativo e crítico de crianças das escolas de Lisboa com o LAC (Laboratório de Actividades Criativas) e a Competição Internacional de Filmes de Animação na Fundação Portuguesa das Comunicações e no Museu da Marioneta. A novidade deste ano do LittleShadow é a performance EL CRUCE da Companhia Espanhola A2manos dias 22 e 23 de Novembro às 10h30 no Museu da Marioneta.
As Sessões de Competição Internacional de Vídeo-Dança voltam ao Teatro do Bairro de 28 de Novembro a 1 de dezembro com 40 filmes de 21 países.
A 2 de Dezembro, como vem sendo habitual, acontece a cerimónia de entrega de prémios e a festa de encerramento com Dj set.
De 20 de Novembro a 21 de Dezembro o corpo e a imagem reivindicam os seus lugares nos ecrãs e nos palcos através de exposições e instalações de rua (Miradouro São Pedro de Alcântara e Largo Camões) na Fundação Portuguesa das Comunicações (20 Novembro), no Espaço Santa Catarina (21 Novembro) e no Espaço Cultural das Mercês (5 Dezembro).
Realizadores, coreógrafos e bailarinos nacionais e internacionais humanizam objectos artísticos e desafiam o público à reflexão e ao debate entre conversas, workshops de escrita e movimento e de dança inclusiva.
O Festival InShadow em parceria com O’culto da Ajuda apresenta ainda a performance “Mutabilis/Rosa” dias 20, 21 e 22 de Dezembro. Esta performance foi desenvolvida em residência no O’culto da Ajuda, em co-produção com a Miso Music Portugal.
Ainda a 22 de Dezembro, mas em Évora, o Inshadow apresenta a Extensão dos filmes premiados de 2017 no Cinema – Fora – dos – Leões.
Conheça toda a programação aqui.
Fonte/ Mais informações: InShadow / Facebook InShadow