Ficha técnica

Les Corps

Geral/ Direcção | info@lescorpsdansants.com

Redacção | redacao@lescorpsdansants.com

Proprietária, Directora e Editora | Maria Palma Teixeira

N.º de Registo ERC | 127044

Periodicidade | Diário

Colaboradores| Edite Queiroz (Dança/ Cinema), Carolina Gameiro (Dança/ rubrica Dançar Não Tem Preço), Maria Beatriz Viana (Dança).

Ilustração | Duarte Illustration

Agradecimentos | Nelson P. Ferreira (Teatro/Dança)

A equipa

// Maria Palma Teixeira

Fundadora, Directora | Dança

Licenciada em Comunicação e Cultura, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em Marketing Communications, pela Middlesex University, Londres, desenvolveu a sua dissertação de Mestrado sobre a influência da publicidade que recorre à dança clássica no comportamento do consumidor para com a marca publicitada.

Decidiu explorar a crítica de dança em 2011, enquanto estudava em Letras, co-dirigia o Jornal da AE da Faculdade e estagiava no Departamento de Comunicação da Culturgest – Fundação CGD. Juntou-se então à webzine cultural Arte-Factos (arte-factos.net), da qual fez parte até 2016. Enquanto colaboradora da Arte-Factos, teve ainda a oportunidade de entrevistar, entre outras personalidades, Olga Roriz, Clara Andermatt e Daniel Cardoso (Quorum Ballet). Hoje em dia, a Arte-Factos dedica-se exclusivamente às áreas do Cinema e da Música. Pode, no entanto, encontrar alguns dos artigos e entrevistas de então aqui, com a data de publicação original.

Frequentou o curso de História da Dança, organizado pela Companhia Nacional de Bailado, com formação de Maria José Fazenda, assistida por Pedro Mascarenhas; fez voluntariado na Chisenhale Dance Space, em Londres, enquanto assistente nas aulas de Dança Criativa para Crianças; e contribuiu como Guest Blogger para o blog da South East Dance, Brighton.

Trabalha desde 2015 em media, comunicação e Marketing.

Amadora praticante, já pisou, entre outros, os palcos do Coliseu de Lisboa, Teatro Tivoli BBVA, Santiago Alquimista e Centro Cultural da Mala Posta.

// Edite Queiroz

Colaboradora convidada | Dança, Cinema

Psicóloga, acidentalmente lisboeta. Dos tempos do Conservatório ficou o amor à música e ao ballet clássicos, mais tarde alargado à sétima arte, ao canto coral e à dança popular e contemporânea. Sempre que possível, tenta ainda cantar e dançar. Escreve sobre teatro, cinema e dança. Escreve sobre cinema na webzine Arte-Factos. Tem o seu próprio blog, Câmara Subjectiva.

// Carolina Gameiro

Colaboradora | Dança, rúbrica Dançar Não Tem Preço

Leiriense e imersa no mundo da dança há largos anos, é licenciada em Estudos Artísticos – Artes do Espectáculo pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e frequenta o Curso de Gestão e Produção das Artes do Espectáculo do Forum Dança.

Interessada pelo estudo da História da Dança em Portugal, desenvolveu com Mário Afonso um projecto curricular sobre a Nova Dança Portuguesa e suas influências na comunidade da dança em Portugal, a partir do acervo documental Prata da Casa.

Trabalha com Cláudia Cardoso na produção da Staccato Companhia de Dança e, sendo também uma entusiasta da música jazz, apoia César Cardoso na produção do seu Quarteto e da Orquestra Jazz de Leiria.

// Maria Beatriz Viana

Colaboradora | Dança

Depois de ter passado pela Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde experimentou novas técnicas artísticas, e de ter deixado o latim para trás, decidiu seguir por um outro caminho, o da Comunicação; um caminho onde comunicar seja por inteiro e contribua para um mundo melhor e mais esclarecido. A Licenciatura em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA/FCSH) fez com que se juntassem Jornalismo e Comunicação, Cultura e Artes. Destes passos, encontrou caminho para escrever sobre Arte e Dança, em particular, na secção Palcos&Letras do Espalha-Factos, para a participação na reencenação da peça «O Canto do Papão Lusitano», para a participação na Missão País da NOVA/FCSH como chefe de Teatro, e mais recentemente para a ingressão no Mestrado em Artes Cénicas em Setembro de 2017, também na NOVA/FCSH.

// Duarte Illustration

Colaboradora convidada | Ilustração

ballerina

Ana Duarte é Designer de Moda, Mestre em Menswear Design and Technology, pela London College of Fashion. Apresentou a sua primeira colecção na plataforma Sangue Novo da ModaLisboa em Março de 2015. Em Outubro de 2016, integrou pela segunda vez o desfile Sangue Novo e recebeu uma Menção Honrosa, passando a integrar a plataforma LAB e a apresentar continuamente na ModaLisboa. É ilustradora com cinco livros publicados. Para mais info, consulte @duarteillustration e www.anaduarte.co.uk.