Séries, filmes, de ficção ou documentais…Fique com 20 sugestões, por plataforma de streaming, onde a dança é protagonista.
Filmin
“Pina” (2011) – Wim Wenders (filme)
“Pina é um filme para Pina Bausch de Wim Wenders com o Tanztheater Wuppertal, sobre a obra única da extraordinária coreógrafa alemã que morreu em 2009. É uma viagem sensual e deslumbrante através das coreografias dançadas no palco e em locais da cidade de Wuppertal – cidade que durante 35 anos foi a casa e o centro de criatividade de Pina Bausch”. Mais info aqui.

“Crazy Horse” (2011) – Frederick Wiseman (filme)
“Desde a década de 50, o Crazy Horse tem-se vindo a converter num lugar essencial da noite parisiense, sendo considerado tão icónico como a Torre Eiffel ou o Louvre. Filmado ao longo de dez semanas, sob o olhar imaculado de Frederick Wiseman, o documentário permite um acesso total ao perfeccionismo, à exigência e à elegância, que se escondem por detrás da inexpugnável imagem do lendário espectáculo Crazy Horse”. Mais info aqui.
“La Danse – Le Ballet De L’opera De Paris” (2009) – Frederick Wiseman (filme)
“A companhia de bailado Le Ballet de l`Opera de Paris é uma das melhores e mais conceituadas do mundo. Em “A Dança”, Frederick Wiseman filma o quotidiano da escola francesa de ballet conhecida pela sua exigência e rigor”. Mais info aqui.
“Heartbeats – Ao Ritmo da Paixão” (2017) – Duane Adler (filme)
“Uma jovem americana que sonha em ser bailarina profissional viaja para a Índia com a família para um casamento que dura toda a semana e apaixona-se – por um novo estilo de dança e por um deslumbrante bailarino indiano”. Mais info aqui.

“Bobbi Jene” (2017) – Elvira Lind (filme)
“Bobbi Jene é uma história de amor que reflecte os dilemas e as inevitáveis consequências da ambição. Um filme sobre a luta de uma mulher por ser independente, que tenta se destacar com a sua arte no competitivo mundo da dança. Após 10 anos de estrelato com a famosa companhia de dança israelita Batsheva, a bailarina americana Bobbi Jene Smith toma a decisão da sua vida ao regressar aos Estados Unidos. Mas distanciar-se das relações pessoais mais profundas mostra-se mais difícil do que esperava, já que se vê obrigada a deixar para trás a sua mentora, os coreógrafos e o amor da sua vida, para abraçar esse futuro incerto do regresso à casa.”. Mais info aqui.
“La Valse” (2012) – João Botelho (filme)
“La Valse” é uma curta-metragem de João Botelho, baseada no poema coreográfico de Maurice Ravel, realizada em 2012, com os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado (CNB). A partir de uma coreografia de Paulo Ribeiro e produzido pela Ar de Filmes, com interpretação musical da Orchestre du Théatre des Champs-Elysées, sob a direção musical do Mastro Pedro de Freitas Branco (Paris, 1953), “La Valse”, de Maurice Ravel, é uma metáfora à decadência da Europa após a Primeira Guerra Mundial. Na curta-metragem homónima, João Botelho e Paulo Ribeiro transpõem-na para a atualidade, sendo fiéis à ideia do compositor que denominara esta sua criação, como poema coreográfico”. Mais info aqui e aqui.

“Girl” (2018) – Lukas Dhont (filme)
“Nomeado a Oscar de melhor filme estrangeiro, Girl conta a história da determinada Lara, de 15 anos de idade, que está empenhada em tornar-se bailarina profissional. Com o apoio do pai, mergulha nessa busca pelo absoluto na sua nova escola. As frustrações adolescentes de Lara e a sua impaciência aumentam quando percebe que o seu corpo não obedece facilmente àquela rígida disciplina, porque nasceu rapaz”. Mais info aqui.
“No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos” (2016) – Cláudia Varejão (filme)
“A Companhia Nacional de Bailado de Portugal comemora quatro décadas de existência. Na sua génese está a interpretação dos grandes clássicos e o acolhimento permanente de criações contemporâneas. O quotidiano é rigoroso para bailarinos, coreógrafos, músicos, ensaiadores, costureiras, técnicos de luz, som e toda uma vasta equipa que permite que a dança percorra as salas de ensaio e se alongue pelos corredores até chegar aos palcos. Este filme acompanha não só as criações e estreias da companhia mas sobretudo o trabalho silencioso e estrutural de cada bailarino.” Mais info aqui.

“Sonhos de Dança – Tanzträume” (2011) – Anne Linsel, Rainer Hoffmann (filme)
“Em 2008, Pina Bausch escolheu 40 adolescentes que nunca tinham ouvido falar nela e convidou-os a dançar “Kontakthof”. Em dez meses, os jovens descobrem o génio de Bausch e os seus corpos. Pina Bausch morre em 2009 e este filme é um testemunho da sua obra revolucionária”. Mais info aqui.
Netflix
“We Speak Dance” (série)
“A bailarina Vandana Hart viaja pelo mundo para aprender mais sobre os estilos de dança urbanos e tradicionais com a ajuda dos especialistas locais que melhor os conhecem”. Mais info aqui.
“Baby Ballroom” (série)
“Entre no feroz mundo das danças de salão para crianças, onde os professores ambiciosos, os pais orgulhosos e os artistas de palmo e meio valsam até à vitória.” Mais info aqui.
“Let’s Dance” (filme)
“Após a separação do seu grupo, um talentoso mas inseguro dançarino de hip-hop torna-se professor numa prestigiada escola em Paris, onde se apaixona por uma bailarina.” Mais info aqui.
“Paris is Burning” (documentário)
“Este documentário vencedor do festival de Sundance é um retrato íntimo dos bailes de travestis de Harlem na década de 80: um mundo competitivo de sobrevivência.” Mais info aqui.

Amazon Prime
“Welcome To The Ballroom” (série anime)
Uma série anime (animação japonesa) sobre o mundo das danças de salão, escrita e ilustrada por Tomo Takeuchi. Conta a história de um jovem japonês sem objetivos, que, após um encontro casual, entra no mundo da competição de dança. Mais info aqui.
“Flesh and Bone” (série)
“Esta série sombria e corajosa segue a jovem dançarina Claire, quando se junta a uma prestigiada companhia de bailado da cidade de Nova York e descobre o mundo glamoroso e disfuncional do bailado clássico”. Mais info aqui.
RTP Play
“Portugal Que Dança” (série documental)
“Portugal Que Dança é uma série documental pioneira. Trata-se da primeira série de documentários produzida sobre dança contemporânea portuguesa (…). A série de 17 episódios dá a conhecer o trabalho criativo e heterogéneo de alguns dos mais importantes jovens coreógrafos portugueses.” Mais info aqui.
Leia a entrevista de LES CORPS a Luís Antunes, sobre “Portugal Que Dança” aqui.

“Academia de Dança” (série)
“Quando Tara Webster deixa a sua casa no campo para ser estudante na Academia Nacional de Dança, ela tem a certeza que todos os seus sonhos estão prestes a tornar-se realidade. Desde criança que deseja ser bailarina… Mas será que Tara tem o que é preciso para vencer neste mundo altamente competitivo?”. Mais info aqui.
HBO
“Pose” (série)
“POSE é um musical de dança que justapõe segmentos da vida e da sociedade de Nova Iorque nos anos 80: a cultura de ballroom, a ascensão do universo de luxo na era de Trump, e o ambiente social e literário de downtown”. Mais info aqui.

“El Espiritu de la Salsa” (documentário)
“Dez nova-iorquinos descobrem o poder de transformação da dança salsa em El Espiritu de la Salsa (“o espírito da salsa”, em espanhol)”. Mais info aqui.
“Fosse/Verdon” (série)
“Ele é um cineasta visionário e um dos coreógrafos e encenadores mais influentes do teatro. Ela é uma das maiores dançarinas da Broadway de todos os tempos”. Mais info aqui.
Imagem de destaque: “Pose” series HBO/ Divulgação