Dança em streaming: 20 séries e filmes

Séries, filmes, de ficção ou documentais…Fique com 20 sugestões, por plataforma de streaming, onde a dança é protagonista.

Filmin

“Pina” (2011) – Wim Wenders (filme)

“Pina é um filme para Pina Bausch de Wim Wenders com o Tanztheater Wuppertal, sobre a obra única da extraordinária coreógrafa alemã que morreu em 2009. É uma viagem sensual e deslumbrante através das coreografias dançadas no palco e em locais da cidade de Wuppertal – cidade que durante 35 anos foi a casa e o centro de criatividade de Pina Bausch”. Mais info aqui.

“Pina” (2011) – Wim Wenders / Divulgação

“Crazy Horse” (2011) – Frederick Wiseman (filme)

“Desde a década de 50, o Crazy Horse tem-se vindo a converter num lugar essencial da noite parisiense, sendo considerado tão icónico como a Torre Eiffel ou o Louvre.  Filmado ao longo de dez semanas, sob o olhar imaculado de Frederick Wiseman, o documentário permite um acesso total ao perfeccionismo, à exigência e à elegância, que se escondem por detrás da inexpugnável imagem do lendário espectáculo Crazy Horse”. Mais info aqui.

“La Danse – Le Ballet De L’opera De Paris” (2009) – Frederick Wiseman (filme)

“A companhia de bailado Le Ballet de l`Opera de Paris é uma das melhores e mais conceituadas do mundo. Em “A Dança”, Frederick Wiseman filma o quotidiano da escola francesa de ballet conhecida pela sua exigência e rigor”. Mais info aqui.

“Heartbeats – Ao Ritmo da Paixão” (2017) – Duane Adler (filme)

“Uma jovem americana que sonha em ser bailarina profissional viaja para a Índia com a família para um casamento que dura toda a semana e apaixona-se –  por um novo estilo de dança e por um deslumbrante bailarino indiano”. Mais info aqui.

“Heartbeats – Ao Ritmo da Paixão” (2017) – Duane Adler/ Filmin/ Divulgação

“Bobbi Jene” (2017) – Elvira Lind (filme)

“Bobbi Jene é uma história de amor que reflecte os dilemas e as inevitáveis consequências da ambição. Um filme sobre a luta de uma mulher por ser independente, que tenta se destacar com a sua arte no competitivo mundo da dança. Após 10 anos de estrelato com a famosa companhia de dança israelita Batsheva, a bailarina americana Bobbi Jene Smith toma a decisão da sua vida ao regressar aos Estados Unidos. Mas distanciar-se das relações pessoais mais profundas mostra-se mais difícil do que esperava, já que se vê obrigada a deixar para trás a sua mentora, os coreógrafos e o amor da sua vida, para abraçar esse futuro incerto do regresso à casa.”. Mais info aqui.

“La Valse” (2012) – João Botelho (filme)

“La Valse” é uma curta-metragem de João Botelho, baseada no poema coreográfico de Maurice Ravel, realizada em 2012, com os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado (CNB). A partir de uma coreografia de Paulo Ribeiro e produzido pela Ar de Filmes, com interpretação musical da Orchestre du Théatre des Champs-Elysées, sob a direção musical do Mastro Pedro de Freitas Branco (Paris, 1953), “La Valse”, de Maurice Ravel, é uma metáfora à decadência da Europa após a Primeira Guerra Mundial. Na curta-metragem homónima, João Botelho e Paulo Ribeiro transpõem-na para a atualidade, sendo fiéis à ideia do compositor que denominara esta sua criação, como poema coreográfico”. Mais info aqui e aqui.

“La Valse” (2012) – João Botelho / Divulgação

“Girl” (2018) – Lukas Dhont (filme)

“Nomeado a Oscar de melhor filme estrangeiro, Girl conta a história da determinada Lara, de 15 anos de idade, que está empenhada em tornar-se bailarina profissional. Com o apoio do pai, mergulha nessa busca pelo absoluto na sua nova escola. As frustrações adolescentes de Lara e a sua impaciência aumentam quando percebe que o seu corpo não obedece facilmente àquela rígida disciplina, porque nasceu rapaz”. Mais info aqui.

“No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos” (2016) – Cláudia Varejão (filme)

“A Companhia Nacional de Bailado de Portugal comemora quatro décadas de existência. Na sua génese está a interpretação dos grandes clássicos e o acolhimento permanente de criações contemporâneas. O quotidiano é rigoroso para bailarinos, coreógrafos, músicos, ensaiadores, costureiras, técnicos de luz, som e toda uma vasta equipa que permite que a dança percorra as salas de ensaio e se alongue pelos corredores até chegar aos palcos. Este filme acompanha não só as criações e estreias da companhia mas sobretudo o trabalho silencioso e estrutural de cada bailarino.” Mais info aqui.

“No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos” (2016) – Cláudia Varejão/ CNB / Divulgação

“Sonhos de Dança – Tanzträume” (2011) – Anne Linsel, Rainer Hoffmann (filme)

“Em 2008, Pina Bausch escolheu 40 adolescentes que nunca tinham ouvido falar nela e convidou-os a dançar “Kontakthof”. Em dez meses, os jovens descobrem o génio de Bausch e os seus corpos. Pina Bausch morre em 2009 e este filme é um testemunho da sua obra revolucionária”. Mais info aqui.

Netflix

“We Speak Dance” (série)

“A bailarina Vandana Hart viaja pelo mundo para aprender mais sobre os estilos de dança urbanos e tradicionais com a ajuda dos especialistas locais que melhor os conhecem”. Mais info aqui.

“We Speak Dance” / Netflix / Divulgação

“Baby Ballroom” (série)

“Entre no feroz mundo das danças de salão para crianças, onde os professores ambiciosos, os pais orgulhosos e os artistas de palmo e meio valsam até à vitória.” Mais info aqui.

“Let’s Dance” (filme)

“Após a separação do seu grupo, um talentoso mas inseguro dançarino de hip-hop torna-se professor numa prestigiada escola em Paris, onde se apaixona por uma bailarina.” Mais info aqui.

“Paris is Burning” (documentário)

“Este documentário vencedor do festival de Sundance é um retrato íntimo dos bailes de travestis de Harlem na década de 80: um mundo competitivo de sobrevivência.” Mais info aqui.

“Paris is Burning” / Netflix/ Divulgação

Amazon Prime

“Welcome To The Ballroom” (série anime)

Uma série anime (animação japonesa) sobre o mundo das danças de salão, escrita e ilustrada por Tomo Takeuchi. Conta a história de um jovem japonês sem objetivos, que, após um encontro casual, entra no mundo da competição de dança. Mais info aqui.

“Flesh and Bone” (série)

“Esta série sombria e corajosa segue a jovem dançarina Claire, quando se junta a uma prestigiada companhia de bailado da cidade de Nova York e descobre o mundo glamoroso e disfuncional do bailado clássico”. Mais info aqui.

RTP Play

“Portugal Que Dança” (série documental)

“Portugal Que Dança é uma série documental pioneira. Trata-se da primeira série de documentários produzida sobre dança contemporânea portuguesa (…). A série de 17 episódios dá a conhecer o trabalho criativo e heterogéneo de alguns dos mais importantes jovens coreógrafos portugueses.” Mais info aqui.

Leia a entrevista de LES CORPS a Luís Antunes, sobre “Portugal Que Dança” aqui.

Potugal Que Dança/ RTP/ Dilvulgação

“Academia de Dança” (série)

“Quando Tara Webster deixa a sua casa no campo para ser estudante na Academia Nacional de Dança, ela tem a certeza que todos os seus sonhos estão prestes a tornar-se realidade. Desde criança que deseja ser bailarina… Mas será que Tara tem o que é preciso para vencer neste mundo altamente competitivo?”. Mais info aqui.

HBO

“Pose” (série)

“POSE é um musical de dança que justapõe segmentos da vida e da sociedade de Nova Iorque nos anos 80: a cultura de ballroom, a ascensão do universo de luxo na era de Trump, e o ambiente social e literário de downtown”. Mais info aqui.

Pose/ HBO/ Divulgação

“El Espiritu de la Salsa” (documentário) 

“Dez nova-iorquinos descobrem o poder de transformação da dança salsa em El Espiritu de la Salsa (“o espírito da salsa”, em espanhol)”. Mais info aqui.

“Fosse/Verdon” (série)

“Ele é um cineasta visionário e um dos coreógrafos e encenadores mais influentes do teatro. Ela é uma das maiores dançarinas da Broadway de todos os tempos”. Mais info aqui.

Imagem de destaque: “Pose” series HBO/ Divulgação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close