Janeiro de 2020 vê nascer na Antena 2 a nova rúbrica de João Godinho, dedicada à dança: Pausa para Dançar.
Esta rúbrica, que pretende ser “um convite à dança e ao movimento corporal”, segundo as palavras do próprio, está no ar todos os dias, de segunda a sexta-feira, às 7h55, 11h55 (repetição) e 15h55 (repetição).
Cada episódio foca-se num determinado estilo, naquela que é uma “viagem transversal pelo vastíssimo leque de géneros musicais que estão associados a uma dança. Haverá espaço não só para a música erudita mas também para música tradicional portuguesa, música étnica, danças europeias, músicas urbanas, jazz, música de filmes”, pode ler-se aqui.
Para ouvir os episódios anteriores, basta aceder aqui.

João Godinho nasce em Lisboa em 1976, começa a estudar música aos 6 anos, tendo escolhido o piano como instrumento. Durante a sua juventude surge o gosto pela composição e pela improvisação, essencialmente como autodidacta. Conclui o curso de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa em 2005. Como compositor tem-se dedicado sobretudo à escrita para piano e para música de câmara, tendo parte deste trabalho estado associado a espectáculos de dança contemporânea, dos quais se destaca Nocturno, um espectáculo de Joana Gama e Victor Hugo Pontes dirigido ao público infantil, com música publicada em disco e partitura e que, desde a estreia em 2017, conta já com mais de 75 apresentações. Em Julho de 2019 estreia, na Konzerthaus de Berlim e no Centro Cultural de Belém em Lisboa, a peça Alcance, para 5 solistas e orquestra sinfónica (Jovem Orquestra Portuguesa, sob a direcção de Pedro Carneiro), uma encomenda da OCPsolidária em parceria com a CERCI-Oeiras, tendo neste contexto sido distinguido com o Prémio Compositor Europeu 2019.
Além da música erudita, a sua actividade como compositor abrange também o fado, o jazz, a música tradicional e outros universos. Começa a estudar concertina em 2015 com Eva Parmenter e em 2019 estreia com Inês Lopes um duo de concertinas dedicado à reinterpretação de música tradicional portuguesa para contexto de baile, Não És Tu Sou Eu. Em parceria com Alexandra Ávila, é fundador e director artístico da Lisbon Jazz Summer School, da Big Band Júnior e da Associação Orelha Viva. Entre 2007 e 2010 trabalha no Centro Cultural de Belém enquanto assessor de imprensa e como programador na área da música. Colabora esporadicamente com a Antena 2, tendo sido autor dos programas Que música é esta (2003), Fora de Formato (2019) e agora deste Pausa para Dançar.
Biografia via Antena 2.