Marcelino Sambé é agora bailarino principal do Royal Ballet no Reino Unido

O bailarino português Marcelino Sambé foi promovido a bailarino principal do Royal Ballet, depois de ocupar já o lugar de primeiro bailarino da companhia britânica. O director da companhia britânica, Kevin O’Hare, anunciou-o na página oficial da Royal Opera House, explicando que o bailarino assumirá o lugar a partir da próxima temporada, 2019-2020.

No comunicado, O’Hare elogia “o impressionante leque de capacidades artísticas” de Marcelino Sambé, recordando que o bailarino português, até aqui primeiro solista da companhia, teve “um ano fantástico, com algumas estreias notáveis”, nos espectáculos Don Quixote, de Carlos Acosta, e Romeu e Julieta, de Kenneth MacMillan.

Filho de pai guineense e mãe portuguesa, Marcelino Sambé nasceu em Lisboa, em 1994, e começou a dançar aos quatro anos. Aos dez ingressou na Escola de Dança do Conservatório Nacional num percurso que tem sido amplamente premiado, sobretudo em competições internacionais.

Marcelino Sambé
Marcelino Sambé @rider7676 / via Flickr

Em 2012, o bailarino ingressou no Royal Ballet, em Londres, depois de ter passado pela escola de dança da mesma estrutura cultural britânica. Nesse ano foi considerado pela Youth Dance England um dos coreógrafos emergentes do Reino Unido.

Em 2017 recebeu o prémio de excelência de actuação clássica nos Prémios Nacionais de Dança do Reino Unido pela interpretação em La fille mal gardée.

Em 2018 era já primeiro bailarino da companhia, tendo agora ascendido a bailarino principal. E no mesmo ano, a revista Forbes incluiu Marcelino Sambé entre os mais destacados “30 jovens europeus com menos de 30 anos”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s