Um dos mais importantes eventos de flamenco a nível mundial, o Festival de Jerez de la Frontera, premiou João Lara, o primeiro bailarino português de flamenco entre os galardoados.

João Lara recebeu uma Bolsa de Estudos na Fundación Cristina Heeren em Sevilha, com duração de um ano, e continua a vir dar aulas em Portugal.
O bailarino ficou em segundo lugar na categoria de Solistas Profissionais Adultos, no Concurso Internacional de Baile Flamenco Puro, que decorreu durante o Festival de Jerez de la Frontera. O português ganhou também o Prémio Especial do Centro de Baile Fama Flamenca no Concurso Internacional de Baile Flamenco Puro.
Em 2015, o bailarino foi o primeiro português a integrar uma companhia profissional de flamenco em Espanha, após ter estudado, entre 2013 e 2018, no Conservatório Profissional de Dança António Ruiz Soler, em Sevilha, e de ter atuado no espetáculo En Homenaje a Camarón, da companhia José Galván.
Atualmente dá aulas em Lisboa e em Sevilha, onde mora. Em Portugal, participou no Got Talent Portugal, um concurso televisivo, no ano passado, tendo estado entre os finalistas.