Bailarino Thiago Soares em estreia absoluta em Portugal

Thiago Soares, bailarino principal do Royal Ballet de Londres, apresenta Duelo em Lisboa, com participação especial a bailarina portuguesa Filipa de Castro, a 20 de Fevereiro, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

No espetáculo, com coreografia de Thiago Soares, os dois bailarinos serão acompanhados pelo pianista brasileiro Marcelo Bratke.

Pela primeira vez em Portugal, Thiago Soares está a realizar uma digressão que já passou pelo Brasil e por Itália.

O programa musical conta com as obras In a Landscape, de John Cage, Tango, de Igor Stravinsky, Coração que Sente, Pássaros em Festa e Fon-Fon, de Ernesto Nazareth, e de Ernesto Lecuona “Mazurka in Glissando”.

A coreografia é uma homenagem às artes como elemento de comunicação entre povos de diferentes etnias e culturas que formaram o ADN das diversidades culturais presentes no mundo hoje. Do homem nativo, indígena ao mundo contemporâneo.


Thiago Soares
© Divulgação/ Teatro Tivoli BBVA via Facebook @teatrotivolibbva

Os intérpretes

Thiago Soares começou a frequentar, aos nove anos, a Escola de Circo no Rio de Janeiro, onde nasceu, e dali foi encorajado a fazer estudos de dança. Até aos 15 anos dançou “breakdance” e “hip-hop”, tendo depois recebido uma bolsa de estudos que o encaminhou para a dança clássica.

Integrou o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, conquistando, em 2001, a medalha de ouro do Concurso Internacional do Ballet Bolshoi, na Rússia, a primeira atribuída a um bailarino brasileiro.

Depois deste prémio, foi convidado para estagiar no Ballet Kirov, tornando-se o segundo estrangeiro a integrar a companhia em 100 anos de história.

No ano seguinte, foi convidado a integrar o Royal Ballet de Londres, à qual pertence atualmente.

Filipa de Castro, por sua vez, é bailarina principal da Companhia Nacional de Bailado (CNB) desde 2008. Nascida em Lisboa, é intérprete de um repertório que abrange os diversos estilos da linguagem da dança, desde Petipa, passando por Nijinsky, Balanchine e coreógrafos da atualidade como William Forsythe ou Akram Khan.

Integrou o elenco do Ballet Real da Flandres durante duas temporadas e, desde 2008, junto a Carlos Pinillos, é bailarina convidada em diversos Festivais Internacionais.

Formada na Escola de Dança do Conservatório Nacional, foi-lhe já atribuído o Prémio Bailarina Revelação, concedido pela Associação dos Amigos da CNB, em 2005.

Duelo estará em cena no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, dia 20 de fevereiro, com sessão única às 21h00. O preço dos bilhetes varia entre 15 e 35 euros.

Mais informações aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s