Dirigida essencialmente a pessoas que trabalham e investigam na área da dança, a artistas, produtores e programadores, a plataforma TerPsiCore – Base de Dados Dança e Artes Performativas vai ser apresentada quarta-feira, em Lisboa.
Esta é uma plataforma de dados sobre dança e artes performativas, criada por uma equipa de investigadores do Instituto de Etnomusicologia (que funciona entre a Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FSCH) da Universidade Nova de Lisboa). O coordenador do projeto é o professor Daniel Tércio, licenciado em Artes Plásticas (ESBAL), com um mestrado em História da Arte (UNL) e doutorado em Dança (FMH).
Já online, a base de dados tem também um suporte físico e foi baptizada com o nome da musa grega da dança – aquela que se deleita a dançar. Desenvolvida na última década, TerPsiCore surge como uma ferramenta importante para os estudos nesta área. Debruça-se sobre criações, coreógrafos, artigos de imprensa, bailarinos, crítica, e documentos iconográficos, como cartazes, postais e ainda fotografias e vídeos, o que não só proporcionará a preservação de património imaterial, como também estará disponível para apoio a investigações científicas.
O lançamento da plataforma TerPsiCore – Base Dados de Dança e Artes Performativas está previsto para quarta-feira, dia 16 de janeiro, às 18h00, no Espaço Alkantara, em Lisboa.