Semana Inclusiva CiM: um laboratório artístico acessível a todos

De 16 a 22 de Julho, a Vo’Arte e a CiM – Companhia de Dança promovem, no Espaço CiM – Companhia de Dança / Lar Militar da Cruz Vermelha, a Semana Inclusiva CiM: Laboratório de Inclusão pela Arte, uma série de actividades de formação artística projectada sobre a ideia de uma cidadania inclusiva, abordando diversas áreas e formatos, desde a dança, à língua gestual portuguesa, a questões de acessibilidade cultural, física, intelectual e social.

Sabendo que o acesso à informação pode ser facilitador de mudança, a Vo’Arte e a CiM reconhecem que cada vez mais importa criar oportunidades de partilha e reflexão crítica sobre temáticas que exijam debate e careçam de transformação, como a deficiência, a acessibilidade ou a inclusão.

Semana-Inclusiva-CiM

foto: Estelle Valente / Vo’Arte

Sinopse

“Esta semana pretende celebrar a diversidade enquanto força motriz no desenvolvimento de sinergias pessoais e sociais, abrindo portas ao trabalho da Vo’Arte e da CiM no território da inclusão pela Arte, e dando corpo e voz a convidados que vão partilhar experiências, divulgar boas práticas artísticas, revelar métodos do processo criativo, de comunicação, identificar necessidades e revelar algumas soluções, criando condições para descobrir novos caminhos que conduzam a um conhecimento efectivo e semeiem mudanças.” Vo’Arte

Sobre a Vo’Arte e a CiM – Companhia de Dança

A Vo’Arte é um projecto inovador que promove o diálogo e a descentralização cultural, com vista ao estreitamento das relações entre comunidades e à formação de novos públicos. As produções da Vo’Arte são representadas pela PRODvoarte que, para a Semana Inclusiva CiM, colabora com a CiM – Companhia de Dança.

A CiM – Companhia de Dança foi criada em 2007 numa parceria entre a Vo’Arte e a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa. A CiM integra intérpretes, bailarinos e actores com e sem deficiência, promovendo uma abordagem inclusiva da criação artística através da dança, imagem e som. Tem um reportório de 12 espectáculos, apresentados em território nacional em mais de 29 cidades e internacionalmente em 12 países distintos, com a participação de 80 artistas, e uma forte componente de formação com 36 workshops e mais de 2 mil participantes. É um percurso longo e recompensador, de grandes conquistas, partilhadas com mais de 200 mil espectadores.

Mais info: Vo’Arte

Autor: Les Corps Dansants

Plataforma digital para pensar e debater a Dança - em Portugal e no mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s