Dia 28 de Junho, pelas 19h, o musicólogo Rui Vieira Nery vai apresentar o livro Da Vida da Obra Coreográfica, de Maria José Fazenda, na Biblioteca da Imprensa Nacional (R. da Escola Politécnica, 135, Lisboa).
O objectivo deste livro, uma edição Imprensa Nacional em parceria com a Companhia Nacional de Bailado (CNB) , é «refletir sobre a vida da obra coreográfica, ao mesmo passo, no contexto histórico, artístico e sociocultural em que é originalmente criada».
Uma obra coreográfica é um universo de representações pelas quais os agentes envolvidos reflectem deliberada e criativamente sobre as suas experiências. Indissociável do contexto político, artístico e socio-cultural que a anima, a obra persiste pela acção dos coreógrafos que a transmitem ou retrabalham e dos bailarinos que a materializam no seio de uma estrutura concreta, uma companhia de dança.
Em Da Vida da Obra Coreográfica consideram-se as circunstâncias em que uma obra é criada e os processos que asseguram que ela seja re-apresentada em diferentes momentos e lugares, ressurgindo, reinterpretada, também na Companhia Nacional de Bailado, uma instituição portuguesa investida, simultaneamente, da responsabilidade de manter vivas obras do património da dança e de produzir novas criações.
Maria José Fazenda foi tutora do passado curso de História da Dança, uma iniciativa CNB para amantes (profissionais ou não) da Dança que poderá estar na origem da inspiração desta obra agora editada. A autora é professora coordenadora na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e investigadora integrada do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia. É doutorada em Antropologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, mestre em Antropologia Social e Cultural e Sociologia da Cultura e licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Fez o Curso de Dança do Conservatório Nacional, instituição onde também leccionou técnica de dança clássica e foi crítica de dança do jornal Público.
Fonte/ Mais info: Imprensa Nacional – Casa da Moeda