Dia 14 de Maio, pelas 21h30, e no contexto da Noite dos Museus, o Museu da Marioneta propõe um espectáculo de danças tradicionais indianas, com coreografia de Lajja Sambhavnath e apoio da Comunidade Hindu de Portugal. No final, haverá uma degustação de produtos tradicionais indianos. A entrada é livre, não sujeita a inscrição, e limitada ao número de lugares disponíveis.

O Kathak é uma das formas de Dança Clássicas mais importantes da Índia representando a síntese de duas culturas, Hindu e Islâmica. Era a dança dos contadores de histórias («katha» quer dizer história e «Kathak» quer dizer «aquele que conta uma história»)
O Kathak é caracterizado por batida rítmica e rápida dos pés e piruetas rápidas, colocadas em ciclos complexos de tempo.
A combinação de exuberância com reserva faz do Kathak um das formas de Dança Clássicas mais “naturais” de Índia. É também a que mais influencia a dança no Bollywood de hoje. O movimento, ritmo, cor, simbolismo e celebração tornam-se vivos nesta arte subtil, que é gritante, e de crescimento vivo e rápido através do mundo.
Sobre Lajja Sambhavnath
Discípula de Padmabhushan Kumudini Lakhia, Lajja Sambhavnath coreografou solos e outras produções com o seu grupo de bailarinos; participou ainda em vários projectos de fusão com artistas internacionais de diferentes áreas, fundindo por exemplo Kathak com gamelão indonésio. Destacam-se a coreografia de kathak sobre Café Oriente, do compositor Cesar Viana, a produção de Uma canção de país longínquo, onde coreografou Kathak para celebrar os poetas portugueses Fernando Pessoa e Luís de Camões. Lajja coreografou ainda dança para os filmes “Beline”, filmado em Londres, e do filme português “Uma Vez”, em Lisboa. Vive entre Lisboa e Ahmedabad, Índia.
Fonte/ Mais info: Museu da Marioneta