Last call para candidaturas ao Programa Avançado de Criação nas Artes Performativas, do Forum Dança

Ainda vai a tempo de se candidatar ao PACAP 2 – Programa Avançado de Criação nas Artes Performativas promovido pelo Forum Dança. Esta edição, a curadoria está a cargo de Sofia Dias e de Vítor Roriz. As inscrições são até amanhã e o programa desenvolver-se-á entre Setembro 2018 e Março 2019.

A selecção dos artistas será realizada pelos curadores do Programa e pela Direcção do Forum Dança e decorrerá em duas Fases. Os artistas serão selecionados por candidatura (Fase 1) para uma audição (Fase2).

«O PACAP é um programa de formação/criação dedicado a profissionais e estudantes de áreas artísticas que pretendem investir num período de experimentação avançada conciliando-o com uma investigação teórica e o exercício de práticas de corpo e movimento.
Os participantes terão oportunidade de desenvolver um projecto, trabalhando por um certo período de tempo num espaço potencial de condensação de conteúdos que promoverá o formato da investigação, da criação e da apresentação ao público. O programa combinará aulas de prática corporal, seminários teóricos dirigidos por artistas e académicos, práticas artísticas e coaching com vista a activar os recursos dos participantes, alimentar os seus processos, viabilizar-lhes uma oportunidade para testar métodos e descobrir paradigmas, formas de colaboração e de apresentação que configurem um esboço de prática pessoal no campo das artes performativas. Cada edição do programa terá uma duração entre 4 e 6 meses e decorrerá com a Curadoria de um artista do campo performativo, retornando à raiz do conceito de Curador como aquele que cuida, mantém e transmite um património vivo.» Forum Dança

 

PACAP
Fórum Dança

DIRECÇÃO

Dora Carvalho

ARTISTAS/ PROFESSORES

Alex Cassal, Christiane Jatahy, Francisco Frazão, Ghost editions, Jared Gradinger, Joana Craveiro, João dos Santos Martins, João Fiadeiro, John Romão, Liliana Coutinho, Miguel Gutierrez, Nadia Lauro, Neil Callaghan, Paulo Pires do Vale, Philipp Gehmacher, Sofia Dias, Thomas Walgrave, Tiago Rodrigues, Vânia Rovisco, Vera Mantero, Vítor Roriz, entre outros.

PÚBLICO ALVO

Bailarinos, coreógrafos, performers e outros artistas com práticas ligadas à performance, ao corpo e ao movimento. Idade superior a 23 anos (sem limite superior de idade).
O programa está aberto a candidaturas individuais e a duplas de artistas.

DATAS e HORÁRIOS

6 Setembro 2018 a 8 Março 2019* (pausa de 22 Dezembro 2018 a 2 Janeiro 2019);
*Possibilidade de extensão do programa até 24 de Março 2019 para digressão dos projectos finais dos participantes (a confirmar no período da audição).

Os participantes devem estar disponíveis durante todo o período do Programa. Compromissos externos ao PACAP 2 devem ser mantidos num mínimo e comunicados desde o momento da audição, em entrevista, aos Curadores e Directora do Forum Dança.

FASE 1 – CANDIDATURAS

As candidaturas devem ser submetidas por email (forumdanca@forumdanca.pt) até dia 27 Abril 2018 e incluir os seguintes documentos:
– Curriculum vitae (máx duas páginas A4, pdf)
– Carta de Motivação (máximo 400 palavras, pdf)
– Apresentação de sinopse de projecto a desenvolver no PACAP (máx. 400 palavras, pdf)
– Apresentação de trabalhos anteriores (Vídeo e/ou fotografias com link online, trabalho de interpretação e criação)
– Apresentação de uma obra de outro artista que o marcou (máx. 400 palavras, pdf)
– Referir na candidatura o local de preferência para a audição (Lisboa ou Toulouse)
Os candidatos selecionados para a audição serão contactados até dia 4 Maio 2018.

Curadoria de Sofia Dias & Vítor Roriz

A segunda edição do PACAP é um convite ao fazer, porque é no fazer que nos encontramos e onde se tornam claras as nossas intenções e desejos. É um convite à falha porque a falha é condição indissociável do fazer e do risco que é imaginar e especular a partir da nossa experiência parcial do mundo. E é um convite à vulnerabilidade, à exposição, a pôr-se em perigo e a percorrer um limite, porque são qualidades de qualquer lugar de criação e também daquele que pretendemos para o PACAP.

(…)

Com um enfoque sobre as metodologias de criação e os formatos de apresentação, o PACAP 2 procura acompanhar cada participante na pesquisa e experimentação de uma ideia ou material coreográfico até ao momento da sua apresentação pública.

Assim, vamos testar diferentes modos de passar à acção e de tradução do desejo em matéria.
Vamos privilegiar a relação com o imaginário – a combinação de experiências, leituras, imagens, sensações e outras “coisas” em efervescência na nossa mente/corpo que determina muitas das nossas escolhas quando criamos uma obra e que é talvez o que nos resta de mais íntimo.
Vamos explorar as relações de interdependência entre a pesquisa individual e as formas de relação com o público: Que formato escolhemos para apresentar a pesquisa? Ou a que formato conduz a pesquisa? E como é que o formato de apresentação informa e influencia a direcção, a dramaturgia e a metodologia de criação?

Vamos atravessar a prática e o pensamento de um grupo eclético de coreógrafos, encenadores, cenógrafos e performers que têm como denominador comum a curiosidade e a necessidade de invadir e testar diferentes modos de fazer, pensar e comunicar.
Vamos poder trabalhar e apresentar as pesquisas individuais e colectivas em diferentes locais (teatros, galerias, ateliers, bibliotecas, salas de ensaio, black box, etc.) procurando diversificar as relações com o espaço, o tempo e o observador.”
Sofia Dias & Vítor Roriz

Fonte/ Mais info: Forum Dança

Autor: Les Corps Dansants

Plataforma digital para pensar e debater a Dança - em Portugal e no mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s