1ª edição do projecto educativo P.E.D.R.A. com apresentações já em Abril e Maio

P.E.D.R.A. é um projeto de dança contemporânea, realizado entre Janeiro e Abril, destinado a jovens entre os 15 e os 18 anos, com ou sem experiência artística.

Teve como ponto de partida o convite à participação de um coreógrafo nacional de renome que dispunha de um repertório que pudesse ser descoberto por esse grupo. O processo foi desenvolvido em simultâneo em três cidades, num regime de co-criação entre os participantes e um coreógrafo local, com o acompanhamento do coreógrafo convidado. A escolha do repertório foi livre ainda que limitada ao trabalho que o coreógrafo convidado privilegiou. O programa termina com a apresentação de um exercício a partir da interpretação, leitura e fruição desse repertório.

O projeto é co-produzido pela Culturgest, pelo Teatro Municipal do Porto e pelo Teatro Viriato e terá três edições. Em cada cidade, será seleccionado um grupo de participantes e anualmente uma das estruturas é também anfitriã.

Para esta primeira edição, a coreógrafa convidada foi Clara Andermatt e a cidade anfitriã é o Porto. Os trabalhos das três cidades serão apresentados no Teatro Municipal do Porto a 5 de Maio, pelas 19h, no âmbito do Festival DDD – Dias da Dança 2018. Até lá, ainda em Abril, cada grupo de trabalho apresenta o seu trabalho localmente. Conheça as datas para cada cidade abaixo:

P.E.D.R.A.
Projeto Educativo em Dança de Repertório para Adolescentes

Lisboa – Pequeno Auditório da Culturgest
Sexta-feira, 20 Abril, Sábado, 21 Abril, às 18h30
Entrada gratuita
Levantamento de bilhete 1h antes da apresentação, no limite dos lugares disponíveis. Máximo por pessoa: 2 bilhetes.
http://www.culturgest.pt/arquivo/2018/se/04/pedra.html

Viseu – Teatro Viriato
Sexta-feira, 20 Abril, às 15h e às 21h30
Entrada gratuita
http://www.teatroviriato.com/pt/calendario/pedra-projeto-educativo-em-danca-de-reportorio-para-adolescentes-1/

Porto – Auditório do Teatro Campo Alegre
Sexta-feira, 4 Maio, às 15h
Preço: 5,00€
https://www.festivalddd.com/evento/pedra/

pedra
foto: Joaquim Leal (pormenor)

«Visitar obras passadas faz-nos ir ao encontro de nós próprios, aos estados que perduram e continuam a ressoar, e a outros que olhamos com distância e ternura porque pertencem a um lugar que entretanto se transformou. A peça escolhida chama-se So Solo, criada para ser dançada por mim. A tarefa não é fácil, são vários grupos, em espaços geográficos distintos e a carga horária de trabalho é reduzida. Mas é um exercício que me obriga a sintetizar, a encontrar o alicerce desta arquitetura, a identificar o que é essencial partilhar e fazer experienciar. Apareço e desapareço na expectativa de que no fim se descubra algo sobre a criação, a história e nós próprios.»
Clara Andermatt

«Encenar os conflitos interiores é uma característica do trabalho de Clara Andermatt. Deixar o corpo dizer é neste caso mergulhar na essência da personagem de So Solo. Procuramos estados de alma desta criatura tão só. Juntos na mesma viagem, a do conflito, da inquietação, e também a do prazer e do encontro, numa constante procura de apaziguamento e equilíbrio.»
Amélia Bentes

Coreógrafa convidada da edição de 2018 Clara Andermatt
Coreógrafos locais Amélia Bentes (Lisboa), Cristina Planas Leitão  (Porto) e Romulus Neagu (Viseu) Interpretação e participação criativa Anastásia Russkikh, António Liberato, Carolina Inácio, Catarina Keil, Hugo Mendes, Jonathan Taylor, Leonor Mendes, Margarida Souza e Mariana Vasconcelos (Lisboa); Ana Beatriz Sequeira, Alice Ferreira, Dalila Pereira, Flávia Freitas, Maria Beatriz Costa, Maria Catarina Diogo e Vanessa Ferreira (Porto); Beatriz Almeida, Cecília Borges, Daniela Dias, Inês Fernandes, Isabel Obrist, Mariana Silva, Rita Obrist, Sara Lopes e Beatriz Teixeira (Viseu)

Mais info: Teatro Municipal do Porto

Autor: Les Corps Dansants

Plataforma digital para pensar e debater a Dança - em Portugal e no mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s