Depois da estreia absoluta em Abril do ano passado no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, Rui Horta volta a dançar Vespa, desta vez no Porto, no Teatro Carlos Alberto, dias 26 (pelas 21h) e 27 de Janeiro (pelas 19h). O preço dos bilhetes é de 10€ (descontos vários: ver aqui).

Sinopse
“Há coisas que temos dentro da cabeça. Como um zumbido a roer o pensamento.” Vespa abre com estas palavras, é uma peça sobre uma cabeça prestes a explodir, a cabeça de Rui Horta, habitada por um insecto que diz as coisas mais impróprias, “as coisas cá de dentro, algumas indizíveis, que normalmente omitimos”. Nome central da Nova Dança Portuguesa, senhor de uma expressiva carreira internacional e fundador de O Espaço do Tempo, o coreógrafo volta aqui a ser bailarino, três décadas depois de ter pisado um palco pela última vez. Com Vespa, Rui Horta desafia os limites do seu próprio corpo, o corpo de um veterano selvagem, suficientemente ousado e obstinado para construir, aos sessenta anos, um solo íntimo e fisicamente muito exigente. Apesar de “desprotegido” e “pessoalíssimo”, Vespa não é um lugar “autobiográfico”, um lugar do passado, de onde podemos ver um homem a contar um homem. É, antes, um espectáculo sobre tudo o que falta fazer. Sobre o futuro. “Quantos furacões de força quatro e quantos terramotos de grau sete iremos enfrentar antes de falar das coisas mais simples e dos detalhes mais risíveis?”
Ficha técnica
Coreografia, iluminação, interpretação Rui Horta
Música original Tiago Cerqueira
Aconselhamento artístico Tiago Rodrigues, Marlene Monteiro Freitas
Apoio dramatúrgico Pia Kramer, Mariana Brandão
Direção técnica Tiago Coelho
Direção de produção e difusão Mariana Brandão
Produção executiva O Espaço Do Tempo
Coprodução O Espaço do Tempo, Centro Cultural Vila Flor, Convento São Francisco, Teatro Aveirense, Centro de Arte de Ovar, HELLERAU – Europäisches Zentrum der Künste Dresden
Residência Artística O Espaço Do Tempo
Estreia 20 Abril 2017, Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)
Duração aproximada 1h
Maiores de 16
Mais info: Teatro Carlos Alberto.