Dia 15 de Dezembro a Universidade de Aveiro (UA) atribui o título Doutor Honoris Causa a Olga Roriz, no contexto das comemorações do 44º aniversário da instituição.
A proposta de atribuição da mais elevada distinção académica a Olga Roriz partiu do próprio Reitor, Manuel António Assunção, e a seu convite foi subscrita, simbolicamente, pelos professores João Rocha e João Torrão, tendo sido aprovada em Conselho Científico por unanimidade.

“Razão, dimensão social, emoção são facetas indispensáveis na vida de cada indivíduo. Por isso, decidimos que o 44.° aniversário enfatizasse essa componente da emoção”, explica o Reitor, no site da Universidade de Aveiro, acrescentando que “o doutoramento Honoris Causa de Olga Roriz sublinha essa atenção para as emoções e para o sentir que importa não descurar. Não ensinamos tudo mas precisamos, também, de enaltecer o que está fora do nosso âmbito de intervenção mais estrito. Porque é, igualmente, imprescindível à nossa vida em sociedade e enquanto comunidade académica. Ao atribuir-lhe o grau Honoris Causa não só estaremos a cumprir um acto de enaltecimento ao talento, a todos os títulos justíssimo, como estaremos a associar à UA o prestígio e a reputação que o nome de Olga Roriz, impreterivelmente, acarreta. Algo que fazemos com a emoção, própria e profunda, de um Campus que Sente”.
A cerimónia, que terá lugar na reitoria da UA, pelas 10h15, contará com a presença do Presidente da República.