Alunos da EDCN apresentam no Teatro São Luiz «Traces in the dust» e «Raymonda»

Dia 19 de Dezembro, pelas 16h e pelas 21h, alunos do 8º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional apresentam duas obras coreográficas, no contexto da disciplina de Oficina Coreográfica. RETORNOS, um espectáculo dois-em-um com Traces in the dust, de Miguel Ramalho e Raymonda, coreografia de Terry Westmoreland, segundo Marius Petipaé apresentado no São Luiz Teatro Municipal.
RETORNOS
19 Dezembro, às 16h e às 21h
Escola de Dança do Conservatório Nacional
Sala Luis Miguel Cintra
M/6
Preço: €5 – €8,50 (vários descontos ver aqui)
Duração: 1h c/ Intervalo

Sinopse

«Para os futuros bailarinos profissionais, o contacto regular com o público e o trabalho com coreógrafos de diferentes correntes estéticas, estilos e linguagens de movimento, é o principal objetivo da disciplina “Oficina Coreográfica”, preparando-os para o trabalho profissional que os espera.
Com carácter trimestral, procura-se que, por um lado, os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Dança, e por outro, correspondam ao desafio que o trabalho com diferentes coreógrafos representa, dando especial ênfase à componente artística e interpretativa que, em última análise, dará sentido às diversas técnicas aprendidas.
A composição do programa apresentado em cada Oficina Coreográfica é o resultado do trabalho desenvolvido durante o respetivo período letivo.
Este ano, quisemos mais uma vez proporcionar a um bailarino formado pela EDCN a possibilidade de coreografar, experimentar e criar, tendo como matéria-prima os alunos do 8ºano de Dança. De estudante a bailarino, de bailarino a professor ou coreógrafo. É um ciclo que se renova, em que os saberes, competências e vivências se interligam para que, quando o pano se abra mais uma vez, tudo seja novo, tudo faça sentido e mais uma vez as emoções se repitam e renovem e despertem no público a emoção que sentimos durante este processo de ensinar e aprende, dar e receber.»

retornos.jpg

Traces in the dust

Duração: 35m
«A ideia desta peça começa numa viagem.
Como se um grupo de pessoas cruzasse um deserto lutando por sobreviver aos incidentes e desventuras de um percurso figurativo, num quadro de sensações em que o grupo é o denominador comum.
Onde termina o corpo de um começa o do outro, amparando-se.
A busca por um objetivo onde cada dúvida ou crença influenciam o próximo.
Na força de cada um se forma um grupo e na junção de todos sobrevive cada individualidade.»
Coreografia Miguel Ramalho; Música Mozart; Phillip Glass e Senking; Sonoplastia de Miguel Ramalho e Gonçalo Andrade; Figurinos Miguel Ramalho (cedidos pela EADCN); Luzes Ricardo Campos; Intérpretes Ami Inoue; Ana Patricia Tavares; André Barros; Carolina Cruz; Emma Barattini; Francisco Couto; Gerson Sanca; Greta Gambarotta; Inês Rosa; Joshua Feist; Márcio Mota; Mariana Romão; Marta Di Gianni; Miguel Rosado; Mónica Rodrigues; Nanae Yagisawa; Samba Injai; Shion Miyahara; Tomonori Sekiguchi e Yu-Chin Liao.

 

Raymonda

Duração: 25m
«Bailado em três atos com coreografia original de Marius Petipa, com estreia mundial no teatro Marinsky, em S. Petesburgo a 19 de janeiro de 1898.
III Ato
No castelo de Jean de Brienne celebra-se o seu casamento com a jovem condessa Raymonda, com uma festa ao estilo húngaro em homenagem ao rei da Hungria Andrei II.»
Coreografia Terry Westmoreland, segundo Marius Petipa; Música Aleksandr Glazunov; Figurinos e Elementos Cénicos Da Silva Nunes (gentilmente cedidos pela CNB); Luzes Ricardo Campos

 

Deixe um comentário