Comemorações dos 40 anos da CNB culminam em lançamento do livro «O Essencial sobre a Companhia Nacional de Bailado»

Ao longo do ano 2017 a Companhia Nacional de Bailado (CNB) celebrou os seus 40 anos. Entre Março e Julho, a CNB levou quatro programas diferentes e um filme a cerca de 37 cidades em todo o país e desenvolveu em simultâneo outros projetos, como os Projetos de Aproximação à Dança e as Masterclasses, em todas as cidades onde esteve em digressão. Aproxima-se o final das celebrações e também o dia em que a CNB assinala a apresentação do seu primeiro espectáculo, estávamos em 5 de Dezembro de 1977, no Porto, no Teatro Rivoli.

CNB livro
E é precisamente a 5 de Dezembro, esta terça-feira, às 19h, que é lançado o livro O Essencial Sobre a Companhia Nacional de Bailado, da autoria de Mónica Guerreiro, numa parceria entre a CNB e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda. O lançamento terá lugar na biblioteca da Imprensa Nacional (R. da Escola Politécnica, 135, Lisboa) e conta com a apresentação de Olga Roriz.

A convite da CNB, Mónica Guerreiro aborda aspectos indispensáveis à compreensão daquilo que é a actividade da Companhia. Uma obra que aborda alguns dos factos menos conhecidos do funcionamento da Companhia, sem esquecer os episódios mais relevantes da sua história.

A Companhia Nacional de Bailado foi criada em 1977 e é o organismo português de referência em dança clássica. Além de apresentar as principais peças do cânone balético mundial, promove activamente a actualização desta forma de arte, produzindo e encomendando coreografias contemporâneas.
Sediada em Lisboa, é a única companhia estatal de dança em Portugal, com um corpo permanente de artistas que assegura as temporadas de espectáculos e inúmeras acções paralelas. O Essencial Sobre a Companhia Nacional de Bailado convida-nos a revisitar os feitos (e segredos) destes 40 anos de história — um reportório dançado que atravessa séculos, estilos e técnicas.

Autor: Les Corps Dansants

Plataforma digital para pensar e debater a Dança - em Portugal e no mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s