Dido e Eneias, nova coreografia de São Castro e António Cabrita, estreia a temporada 2017/2018 da Companhia Nacional de Bailado (CNB), dirigida por Paulo Ribeiro (desde Novembro do ano passado). Ainda fruto de um convite da anterior directora artística da companhia, Luísa Taveira, esta peça narra uma trágica história de amor. Com assistência dramatúrgica de Gonçalo M. Tavares e música de Henry Purcell.

DIDO E ENEIAS
António Cabrita e São Castro para Companhia Nacional de Bailado
Teatro Camões
12 a 22 Outubro
Quintas-feiras e sextas-feiras às 21h
Sábados às 18h30
Domingos às 16h
Quarta-feira às 15h – ESCOLAS
M/6
Preço: 5 a 25 € (descontos vários; mais info aqui.)
Sinopse
O convite feito aos coreógrafos António Cabrita e São Castro para criarem Dido e Eneias partiu de Luísa Taveira, quando ainda dirigia a Companhia Nacional de Bailado. Considerada a coroa da Ópera Barroca inglesa, esta peça revelou-se o desafio perfeito para estes coreógrafos, cuja linguagem artística tem privilegiado a vivência da palavra no gesto e a sonoridade contida no corpo reflectida no movimento. Essa identidade desencadeará uma viagem por território barroco, alicerçada numa pesquisa musical e dramatúrgica desenvolvida em torno desta trágica história de amor.
Uma ópera coreografada, que pretende ser mais do que a mera ilustração do enredo, impulsionada pelas pequenas histórias de que somos compostos.
Fonte: CNB
Ficha técnica
Direcção e coreografia: São Castro e António Cabrita; Assistência à dramaturgia: Gonçalo M. Tavares; Música: Henry Purcell; Dido e Eneias, The English Concert & Choir, Trevor Pinnock; Figurinos: Nuno Nogueira; Cenografia; F. Ribeiro; Desenho de luz: Nuno Meira; Interpretação: Artistas da CNB.